Você está começando agora com o PHP e já conhece os operadores de comparação mais comuns, tipo: ‘==’, ‘===’, ‘!==’, ‘>’, etc… Mas acredito que eu tenha uma boa dica, para economizar algumas linhas e deixar seu código um pouco mais enxuto.
Costumamos utilizar os operadores de comparação para validar alguma condição que queremos aplicar. O código abaixo já deve ser seu conhecido, mas é justamente o que estou querendo evitar aqui:
<?php $dia = 5; if ($dia = 5) { echo "Oba! Hoje tem $$ na conta!"; } else { echo "Falta muito pra entrar o $$ ??"; } ?>
No exemplo acima, temos 7 linhas de código que exibirá uma mensagem de acordo com a condição criada. Mas no código abaixo veja só como ficaria a mesma condição utilizando o Operador Ternário:
<?php $dia = 5; echo ($dia = 5) ? "Oba! Hoje tem $$ na conta!" : "Falta muito pra entrar o $$ ??" ?>
A sintaxe para o operador ternário é a seguinte:
(<condição>) ? <instrução verdadeira> : <instrução falsa>;
Você pode utilizar o Operador Ternário para atribuir valores às suas variáveis:
<?php // Atribuindo valor a uma variável // Versão mais comum if (!isset($variavel)) { $variavel = 'valor padrão'; } else { $variavel = $variavel; } // Versão com operador ternário $variavel = (!isset($variavel)) ? 'valor padrão' : $variavel; ?>
Este artigo é apenas uma pequena explicação deste operador. Há mais opções, tais como o encadeamento de condições, na documentação oficial do PHP, além de outros exemplos.
Você gostaria de alguma dica específica ? Utilize nosso campo de comentários.